O leite materno é o melhor alimento para o teu filho. É rico em todos os nutrientes necessários ao desenvolvimento do bebé e ainda o protege de infecções. O facto de dares de mamar vai provocar uma alteração hormonal que ajudará a recuperação do teu corpo após o parto.

O instinto de mamar é muito forte, especialmente após o nascimento, pelo que, o bebé deverá mamar logo nas duas primeiras horas após nascer.

Alguns bebés facilmente habituam-se a mamar, outros são um bocado "trapalhões" e vão precisar da tua ajuda para os ensinar e guiar. O importante é ter calma e não desistires se sentires dificuldades.

Aproveita o tempo em que estás a dar de mamar para aprofundares o teu relacionamento com o teu bebé. Olha para ele, fala com ele e acaricia-o.

Começa a dar de mamar num peito durante aproximadamente 10 minutos, depois levanta o bebé e encosta-o ao teu peito para ele arrotar (esta tarefa também é executada espectacularmente pelo pai), depois coloca-o no outro peito.  No princípio da refeição, o bebé recebe o primeiro leite que lhe sacia a sede.

Como este leite tem um aspecto muito diluído, muitas mães julgam que o seu leite é aguado. Porém, ao fim de alguns minutos, este leite transforma-se num leite forte, rico em fontes de energia e que sacia a fome do teu bebé.

É importante que deixes o teu filho mamar na mesma mama pelo menos durante dez minutos, para que ele também beba esse leite gordo. Tenta que ele esvazie uma das mamas.

Na mamada seguinte deves começar pelo peito que foi o último da mamada anterior. E assim sucessivamente.  O bebé quando é recém-nascido ainda não tem horários para mamar, por isso, durante os primeiros dias deves dar quando ele te pedir.

Durante a gravidez podes ir preparando os teus peitos para a amamentação, existem cremes próprios para hidratar o teu peito que vai aumentar muito e depressa de tamanho e outros para prevenir futuras feridas nos mamilos.

Existem medicamentos próprios para tratar as feridas (gretas) nos mamilos e os caroços que podem aparecer no peito. Isto pode acontecer nos primeiros dias de subida do leite e adaptação ao mamar do bebé, mas não desistas, rapidamente o teu corpo vai adaptar-se a esta nova realidade e as dores desaparecem.

Não te esqueças que enquanto estiveres a amamentar, não podes fumar, tomar drogas e beber álcool e deves continuar a cuidar da tua alimentação.

Em Portugal existem linhas telefónicas de ajuda e para o esclarecimento de dúvidas sobre a legislação em vigor, o planeamento familiar, e a amamentação:

SOS GRÁVIDA - 213952144 (atendimento de 2ª-6ªfeira das 10-18h)

LINHA DA AMAMENTAÇÃO -  213880915 - www.sosamamentacao.org.pt

SAÚDE 24-PEDIATRIA - 218002424 (atendimento 24h nas áreas de Lisboa, Almada e Setúbal)

(ver artigo sobre Aleitamento Materno)

 

 

Federação Portuguesa Pela VIDA

www.federacao-vida.com.pt