Ajuda de Me 2 

Ajuda de Me

Foi pouco divulgada pela Comunicação Social - com honrosas exceções - a visita do Presidente da República ao Centro de Acolhimento da Ajuda de Mãe.

Transcrevemos a informação da página oficial da Presidência da República sobre esta visita, realizada, simbolicamente, no dia 8 de dezembro, antigo dia da Mãe em Portugal e dia da Padroeira de Portugal, Nossa Senhora da Conceição. 

Alguns videos sobre a Ajuda de Mãe: http://www.ajudademae.pt/mais-sobre-nos

Presidente da República visitou residência de acolhimento de mães adolescentes

O Presidente da República visitou, em Paço de Arcos, Oeiras, o Centro de Acolhimento de Jovens “Casa João Paulo II” da Ajuda de Mãe.

Recebido pela Presidente da Direção da Ajuda de Mãe, Madalena Teixeira Duarte, e pela Responsável da “Casa João Paulo II”, Andreia Santos, o Presidente da República ficou a conhecer as instalações, tendo passado pela sala de atividades e pelos quartos, terminando a visita na sala de estar onde conviveu com as jovens mães e respetivos filhos, da “Casa João Paulo II”, mas também com utentes das outras duas residências da Ajuda de Mãe.

A Ajuda de Mãe é uma IPSS criada em 1991 que apoia mulheres grávidas e suas famílias com atuação em 5 áreas: atendimento através de Linha SOS Grávida, gabinete de psicologia e acompanhamento Social em Lisboa, Oeiras, Loures, Amadora, Odivelas, Queluz e Santarém; acolhimento em três residências; formação; reintegração profissional; e creche/pré-escolar na Escola do Arco.

A “Casa João Paulo II”, inaugurada em 2007, é uma residência que dá acolhimento e vivência familiar a 10 mães adolescentes e aos seus bebés/crianças, permitindo às jovens prosseguir o percurso escolar e definir um projeto de vida com vista à sua autonomia futura. Durante esta década recebeu 46 mães adolescentes e seus filhos.