O QUE É?
(material divulgação)
QUEM PROMOVE QUEM ESTÁ CONNOSCO COMO ASSINAR NOTÍCIAS CONTACTOS
 

Apresentação do dia nacional (6 de Outubro) de recolha de assinaturas para a iniciativa de cidadania europeia “One of Us”, na Assembleia da República
17 de Setembro de 2013
LUSA
 

Os deputados do CDS-PP Ribeiro e Castro e do PSD Carina Oliveira e António Proa apelaram hoje à mobilização da sociedade civil na iniciativa de cidadãos europeia que pretende recolher 1,5 milhão de assinaturas pela “proteção da vida”.

A iniciativa europeia de cidadãos “one of us/um de nós” quer o fim do financiamento pela União Europeia de investigação que envolva a destruição de embriões humanos e deixe de financiar, na ajuda ao desenvolvimento a países terceiros, “projetos que apoiem a prática do aborto”, afirmou Ribeiro e Castro.

Em conferência de imprensa, os deputados apelaram à participação no dia nacional de recolha de assinaturas, que decorre no dia 6 de outubro, que decorrerá também “com o apoio das paróquias”, de acordo com o deputado centrista.

A deputada Carina Oliveira assumiu-se como “madrinha desta iniciativa” e salientou o apoio que já foi dado pelo papa Francisco.

O deputado António Proa argumentou que esta é uma questão “civilizacional” e relacionou a “preservação da vida” com o “inverno demográfico” que se vive em Portugal, patente na baixa taxa de natalidade.

A iniciativa decorre em toda a Europa tendo já sido recolhido o mínimo de um milhão de assinaturas exigidas para ser apresentada à Comissão Europeia, tendo os promotores elevado o objetivo para um milhão e meio até dia 1 de novembro.

De acordo com dados fornecidos na conferência de imprensa, em Portugal foram recolhidas, até 13 de setembro, 16.189 assinaturas.

Os países onde foram recolhidas mais assinaturas foram a Itália (359.908), seguida da Polónia (164.516) e da Hungria (49.273).

Os países onde foram recolhidas menos assinaturas foram a Bulgária (601), a Finlândia (850) e a Grécia (1.501).

ACL // JPF
Lusa/Fim

 

para mais informações: oneofus.eu